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O acelerado crescimento da área de estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Brasil e América Latina é claramente perceptível. Desde os anos 1990 observa-se a movimentação de diversas áreas de conhecimento em torno das Jornadas Latino Americanas dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESOCITE), que por sua vez de certa maneira segue o rumo desenvolvido pela Society for Social Studies of Science (4S) no contexto europeu. No Brasil um dos grupos pioneiros foi o Programa de Política Científica e Tecnológica do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, criado em 1998, a partir da liderança do Prof. Amílcar Herrera.
Em 2007, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aglutinou pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento (ciências humanas, engenharias, ciências sociais aplicadas, ciências exatas e ciências da saúde) e criou o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), uma iniciativa relevante para a construção de um diálogo interdisciplinar. O caso da UFSCar é emblemático, dado que ela se notabilizou nas últimas décadas por dispor de importantes departamentos da área de engenharia em escala nacional, e nos últimos anos incorporou também demandas da área CTS, enfocando aspectos sociais em suas práticas tecnológicas. Assim, o PPGCTS/UFSCar é o primeiro programa de pós-graduação do país dedicado exclusivamente a esta temática, enquanto que os outros programas existentes abordam os estudos sociais da ciência e tecnologia em linhas de pesquisa.
São também inúmeros os grupos e laboratórios de pesquisa dedicados aos estudos CTS no Brasil, que buscam integrar esforços para analisar as atividades científicas e tecnológicas do mundo contemporâneo, uma tarefa ainda incerta e que desafia os mais competentes pesquisadores. A escolha dos enfoques, o cruzamento de conhecimentos de diferentes áreas de conhecimento e a especificidade das linguagens científicas ainda é uma tarefa complexa que se impõe aos pesquisadores do campo, apesar da existência e contribuições de inúmeras correntes teóricas presentes no campo de estudos CTS.
O 1º. Seminário Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Sociedade (1º. SBCTS) pretende ter um caráter essencialmente plural e abarcar as diversas abordagens presentes nos estudos CTS atualmente, promovendo um diálogo que poderá esclarecer a necessidade de manutenção de determinadas fronteiras e o rompimento de outras. Os estudos CTS ajudam a promover esse tipo de debate que obviamente não se esgotará em poucas discussões, mas tende a amadurecer na medida em que os pesquisadores tenham oportunidades bem mediadas de diálogo, organizadas de forma equilibrada e inovadora. Assim, 1º. SBCTS tem como objetivos:
1. Promover o encontro de docentes e pesquisadores que estejam trabalhando direta ou indiretamente com estudos CTS, de modo a propiciar o intercâmbio e o debate de ideias na área, bem como o compartilhamento das experiências de pesquisa;
2. Ampliar a gama de docentes e pesquisadores envolvidos, acolhendo a participação de pesquisadores em diferentes momentos de suas trajetórias;
3. Estabelecer conexões transversais que sejam capazes de promover novas articulações dos eixos temáticos, epistemológicos e metodológicos envolvidos neste tipo de investigação;
4. Concretizar o estabelecimento de uma ampla rede de núcleos, laboratórios e grupos de pesquisa atuantes no Brasil que têm lidado com a temática dos estudos sociais da ciência e da tecnologia;
5. Divulgar a produção nacional sobre o tema.