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Danilo Rothberg

A sociedade em rede e suas razões para o voto: impactos da internet sobre a dimensão sociopolítica

 

A trivialização da política operada pelas chamadas mídias de massa ao longo do século 20 foi considerada com freqüência, por analistas provenientes da academia, como um dos fatores responsáveis pela crescente descrença popular na capacidade de os sistemas democráticos reverterem iniqüidades e disseminarem níveis satisfatórios de bem-estar social. A invenção da internet suscitou expectativas diversas em relação à mudança daquele quadro. Alguns viram, na interatividade e nas abordagens de informação arquitetadas por hyperlinks, possibilidades de revitalização da relação entre eleitores e mandatários e aprofundamento dos subsídios para a formação do voto. Outros anteviram que a superficialidade poderia logo tomar o âmbito online da política, ocupando novamente o terreno do debate democrático com banalidades como as preferências musicais e gastronômicas de candidatos. As realizações de partidos políticos e candidaturas na internet têm oscilado entre os dois pólos com avanços e retrocessos que se sucedem com grande rapidez a cada período eleitoral e em configurações distintas em cada país, o que dificulta um diagnóstico abrangente. Vamos analisar as características dos sítios dos candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil em 2010 a fim de indicar suas possíveis contribuições à liberdade de informação e estimar suas implicações para a análise das conexões atuais entre a sociedade em rede e suas razões para o voto diante dos impactos da internet sobre a dimensão sociopolítica. De maneira geral, pode-se indicar que as tecnologias de interatividade obscureceram o papel da oferta de informação de qualidade para a formação política e forjaram relações difusas de apoio dos eleitores aos candidatos.

 

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