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Ariadne Chloe Mary Furnival

O acesso aberto à literatura científica: potenciais comportamentos, necessidades e usos informacionais do público leigo

 

O movimento de acesso aberto, ou acesso livre, visa a abertura do acesso às publicações científicas pela internet. O argumento moral para o acesso aberto é que a ciência é um bem público, pois freqüentemente, é gerada com financiamento público. Com o acesso aberto, os resultados da pesquisa científica ficam acessíveis não apenas àquela parte da comunidade científica que historicamente não tem conseguido uma participação plena no sistema global de comunicação científica devido aos “pedágios” financeiros altos de acesso (na forma de assinaturas exorbitantes a bases de dados e revistas científicas), mas também aos membros do público da sociedade em geral. Os benefícios do acesso aberto para a comunidade acadêmica são reconhecidos, pois promove um fluxo livre de idéias e resultados contribuindo ao progresso da ciência e para os pesquisadores, a publicação em acesso aberto potencializa o aumento de citações dos seus artigos publicados (a chamada e comprovada “open access citation advantage”). Beneficia as instituições de origem dos pesquisadores também, porque pode elevar o perfil institucional nos webrankings mundiais, e garantir a preservação da memória institucional. Resta saber como o acesso aberto à literatura científica beneficiará o público em geral, como e se afetará seu comportamento de busca pela informação e se atenderá às suas necessidades de informação. Para iniciar um debate sobre estas indagações, basear-me-ei num recorte preliminar da literatura das áreas de comportamento informacional, compreensão pública da C&T e a da publicação científica em acesso aberto. Assim, a apresentação terá como objetivo explorar, de modo incipiente, as intersecções entre estas áreas, que possam vir a constituir uma relevante e fecunda agenda de pesquisa no campo CTS.

 

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