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Pedro Peixoto Ferreira

Tecnologia rítmica aplicada na música eletrônica de pista: o caso "The Prodigy"

 

O grupo de música eletrônica dançante The Prodigy ganhou fama mundial ao longo dos anos 1990, sendo suas músicas frequentemente apontadas como especialmente "boas para dançar". Entre 1992 e 1997, o grupo lançou três discos que fizeram grande sucesso comercial: Experience (1992); Music for the jilted generation (1994); e The fat of the land (1997). Argumento, a partir de fatos históricos, que o caráter extremamente dinamogênico de suas músicas, fartamente constatado por diversos pesquisadores e críticos, se fundamenta na aplicação e no desenvolvimento intenso e preciso de técnicas de seleção e mixagem elaboradas originalmente pelos DJs de Hip Hop de Nova Iorque do final da década de 1970 para animar suas pistas de dança. Partindo da constatação da eficácia sonoro-motora das músicas contidas nos três discos já mencionados, apresentarei uma análise formal de algumas delas em busca de padrões e regularidades sonoras formais que indiquem seus esquemas de funcionamento. Tal análise objetivará evidenciar como uma certa tecnologia rítmica foi aplicada pelo grupo The Prodigy na captura e na manutenção do movimento da dança. Esta proposta faz parte de um esforço mais amplo de compreensão operatória de processos tecnicamente mediados de associação.

 

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